O gigante e inspirador último legado de Steve Jobs

Categoria: Sustentabilidade
O gigante e inspirador último legado de Steve Jobs
Todo mundo sabe que Steve Jobs era um ser humano inovador. Mesmo depois de seu falecimento, em outubro de 2011, a personalidade do CEO da Apple está presente até hoje em seus computadores, celulares e dispositivos. São itens que transformaram não apenas o mundo da tecnologia, mas inauguraram uma nova era na forma como enxergamos o design e a interatividade.

A questão é que, envolvidos em tanta tecnologia, podemos ser tentados a esquecer do natural da vida. Mas como já vimos em vários dos discursos inspiradores de Jobs, ele obviamente não deixaria que isso acontecesse. Seu último grande legado busca incentivar, em cada pequeno detalhe, a valorização dos espaços abertos, naturais e coletivos, para priorizar a interação humana.

Trata-se da nova sede empresarial da Apple, o Apple Park, um complexo empresarial com mais de 260 mil metros quadrados de escritórios, também conhecido como “O Anel”, ou “A Nave Espacial”, devido à sua construção em formato circular. 

Inaugurada em 2018 na cidade de Cupertino, Califórnia (EUA), a estrutura teve seu projeto apresentado à prefeitura da cidade em 2011, meses antes de Jobs falecer, e toda a construção levou cerca de 8 anos para acontecer.

O prédio tem 4 andares, e é todo feito em painéis de vidro curvos para integrar a área exterior com os ambientes internos. Aliás, tem os maiores painéis de vidro circulares do mundo, e espaço para 12.0000 funcionários. Os escritórios são totalmente abertos, e com iluminação natural devido aos vidros.

E não é à toa que o complexo se chama Apple Park. Ciente dos benefícios que a presença da natureza traz para a vida das pessoas, no centro da estrutura circular, Steve Jobs planejou uma área verde que engloba mais de 80% do espaço do campus, incluindo muitas áreas de descanso, passeios para bicicletas e pedestres, além de árvores como oliveiras, damascos, cerejeiras, e, como não poderia deixar de ser, macieiras.

Conheça mais sobre este complexo incrível no vídeo abaixo (em inglês).

Este é também um dos prédios com energia mais eficiente do mundo: o teto é todo feito com painéis solares, que proporcionam uma energia totalmente renovável ao complexo.

O parque abriga ainda academia e centro fitness, além de um auditório subterrâneo para mais de 1.000 pessoas.

Gostou? Este é mais um dos inspiradores espaços coletivos que servem como referência para trazer cada vez mais tecnologia, sustentabilidade e humanidade aos projetos da Vokkan.

Compartilhe: