Um dia de privilégio: conhecendo de perto o mestre Jaime Lerner e suas obras

Categoria: Projetos Vokkan
Um dia de privilégio: conhecendo de perto o mestre Jaime Lerner e suas obras
Transformar a vida das pessoas e estimular a inovação por meio da arquitetura e do urbanismo são objetivos que estão sempre presentes em todos os projetos da Vokkan Urbanismo. E melhor ainda quando esta inovação vem de jovens que estão iniciando suas carreiras na arquitetura.

Foi isso que aconteceu quando a Vokkan decidiu lançar o concurso #VivaVokkan, uma competição entre os acadêmicos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAvan para premiar a melhor ideia de projeto de equipamento de lazer.

O objetivo era que os alunos desenvolvessem um equipamento para um espaço público, seguindo as normas de acessibilidade, ergonomia e desenho universal.

E para servir como inspiração e motivação, a premiação era fascinante: nada menos do que uma imersão no escritório Jaime Lerner Arquitetos, o local de trabalho do ultrapremiado arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que construiu a imagem de cidade planejada para Curitiba, e é referência para qualquer estudante da área por suas obras que transformaram o espaço urbano da capital em um espaço mais humano e agradável.

Quem acompanha as redes sociais da Vokkan já pôde conferir em primeira mão o resultado do concurso, mas se você ainda não viu a imersão que o grupo vencedor fez junto com a Vokkan no escritório, chegou a hora de descobrir.

Durante o passeio, a equipe da Vokkan e os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o escritório Jaime Lerner Arquitetos, e também de visitar as principais obras idealizadas por ele na cidade de Curitiba acompanhados da equipe do escritório, que explicou de onde vieram as inspirações para cada projeto. Entre eles, a Ópera de Arame, o Parque das Pedreiras, onde fica a Pedreira Paulo Leminski, e os pontos do ônibus tubo, projeto mais conhecido deste que foi eleito o segundo maior arquiteto e urbanista do mundo pela revista norte-americana Planetizen. Confira abaixo um pouco do que a equipe viveu neste dia inesquecível.

 

O #VivaVokkan

O concurso #VivaVokkan foi lançado no mês de agosto, por meio de uma aula magna oferecida pela Vokkan, que contou com a presença dos profissionais da Vokkan, e também de representantes do escritório Jaime Lerner Arquitetos.

O concurso aconteceu durante os meses de agosto, setembro e outubro, e teve a participação de mais de 500 alunos e ex-alunos da UniAvan. Dentre os 17 grupos participantes, apenas quatro deles foram selecionados pela equipe do escritório Jaime Lerner, e apenas um, a equipe número 5, foi escolhido como vencedor.

O projeto premiado foi inspirado na flor da margarida. O mobiliário, intitulado “FLOWER”, busca incentivar a convivência ao ar livre e aproximar as pessoas que estiverem sentadas em cada uma de suas “pétalas”.

Compartilhe: